Se tem um assunto que está em alta nesta fase que a sociedade está vivendo, é a Liderança, seja ela de assuntos médicos hospitalares, econômicos, políticos, familiares, escolares e os organizacionais, e é deste último que gostaria de me ocupar.

Eu mesmo nesta semana, pausei as atividades para refletir onde iria parar se não refletisse melhor no que estou fazendo e como estou conduzindo a minha equipe de trabalho, meus clientes e também os meus filhos e a minha esposa, neste convívio intenso dos últimos meses.

A liderança organizacional, nunca precisou tanto como agora de ter no seu quadro de Líderes, os Líderes Coach, o Líder que administra, empodera seus liderados, compreende o ser humano por trás do cargo, gera entrosamento e integração da sua equipe, também com a equipe dos seus pares, e mais do que nunca, se faz presente para o acompanhamento na medida certa  das entregas diárias ou semanais, garantindo a produtividade esperada pela organização.

Ual, será que é um super man ou uma super woman que está a frente disto tudo? E está o motivo de tantas crises de ansiedade, depressão e outras complicações que não podemos nos omitir de que elas já existiam e aumentaram por demais.

Foi assim que me motivei e iniciei a escrita deste artigo, uma crise de ansiedade tremenda para me organizar, ser eficaz, efetivo, ótimo líder dando atenção devida individual a cada necessidade e não menos importantes os conflitos entre os componentes, sorridente nas lives, bem posicionado e simpático na conferência do zoom, ah e não esquecendo de responder todos os e-mails e whatsApps com muita presteza, e ainda gerir as diversidades que ocorrem no dia a dia.

Haja preparo para passar por estas aprovações, e não estou falando de livros, artigos como este ou treinamentos bancários, aqueles que depositam o conhecimento como se estivessem investindo na poupança ou nas bolsas de valores, aguardando o melhor lucro possível. Estou me referindo a processo de desenvolvimento e transformação dos Líderes, um processo que dê o tempo necessário para Líder se conhecer – “Conheça-te a ti mesmo” conhecer o mínimo referente aos pilares do Ser Humano, que respeita o ritmo de cada participantes, eu gosto de um termo bem simples e usual, passinhos de bebê, dar pequenos passos, mas na direção certa, fortalecendo a musculatura para enfrentar a vida.  Neste processo deve haver objetivo claro de evidenciar onde e como o Líder pode atuar para obter as novas competências deste novo Líder Coach, medição de evolução e constatação dos gaps.

Por que Líder Coach? Imagine você entrar em contato com o seu Liderado e ao invés de oferecer controle, pressiona-lo e cobrar resultado, você conseguiria impulsiona-lo a dar o melhor, ouvi-lo nas suas necessidades profissionais e pessoais, não esqueça, é uma pessoa, e além de tudo emponderá-lo nas competências que tem e quando possível lembra-lo do sabor de desenvolver novas competências e crescer, tudo isto utilizando de uma comunicação assertiva, limpa, tom médio, linguagem adequada e firme, o bom humor será um plus.

Este processo a qual me refiro, existe, não é teoria apenas, exige esforços de visão dos profissionais de RH e Diretores das organizações no direcionamento dos recursos empregados nos treinamentos depositários de conteúdo e ferramentas de gestão rápidas, de marcas famosas, para contratação de processos de transformação e desenvolvimento de Líderes autoconscientes, capazes de encontrar com as suas autoestima com coragem de encarar a nova missão dos líderes, entender o novo paradigma da liderança, talvez leve um tempo maior, mas não estaremos esperando um novo isolamento social ou nova tempestade para mudar o nosso estilo ou o nossos resultados.

Eu vou encerrar, lembrando que estamos diante do desafio das nossas premissas como Líder, aquelas que aprendemos na escola, cursos e asa duras penas na vida pessoal e profissional e principalmente diante do efeito daquelas que não sabemos, pois ocultas estão, mas com coragem de explorá-las e aproveita-las ao máximo como forças, a somar no nosso repertório a enfrentar esta batalha interminável que estamos vivendo.

Vivem melhor empresas, funcionários, familiares e sociedade.

Airton Camargo
É Psicólogo & Coach, formador de Líderes Executivos da
Coaching & Education


Airton Camargo
Airton Camargo

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista, MBA - Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Direito e Relações do Trabalho. É Psicodramatista e Terapeuta Organizacional, é formado em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, em Team Coaching pela Development Coaching, entre outros.​​ Há 35 anos trabalhando com Desenvolvimento de Gente em diversas empresas nacionais e multinacionais. É Consultor Sênior e Coach da Coaching & Education, Facilitador e Coordenador dos Programas de Desenvolvimento do Líder Coach.

Leave a Reply

Your email address will not be published.