A chave está na pergunta, está na abordagem, está no cuidado, está no respeito……

Fico me perguntando, quando mesmo começou esta tal da ansiedade? Era uma tarde normal de terça feira 17 de março de 2020, estava em visita ao cliente, aliás um dos clientes que tem a mais linda paisagem, muito verde, um clima zen, cafezinho e bolachinhas, quer mais? Me recarrego quando visito. Mas lembro como se fosse hoje, já havia iniciado a preocupação dos comprimentos pelo cotovelo, para evitar o contágio da COVID-19, um outro cliente já nem visita estava aceitando mais, tudo online daqui pra frente, determinou a Presidência, achei um exagero.

Pois bem, ao chegar neste cliente, eu fui logo exibindo as minhas práticas de proteção, dei a minha cliente a Diretora Financeira o meu cotovelo direito como num comprimento de brothers, ela atolada nos afazeres rotineiros, não deu muita importância e seguiu o fluxo, mas ao encontrar a Coordenadora dos contratos e quem recebe os clientes, foi logo me avisando: “ Olha nesta sala que você vai utilizar, saiu agora um dos meus clientes que estava com febre”………opa…….agora me preocupei……é como se as notícias da então nomeada pandemia e da China fizessem presente ali naquela sala e saltassem como bolas de tênis em cima da mesa e das cadeiras.

Logo com muito cuidado, trataram de higienizar a sala com todo cuidado e após isto, o meu dia transcorreu com sessões de Coaching normalmente, afinal era somente uma hipótese que tudo aquilo seria mesmo uma ameaça…… dando um salto no tempo, soubemos mais tarde que a Coordenadora contraiu o vírus, bem como aquele cliente que estava com febre e possíveis outros diagnósticos de pessoas correlacionadas e contagiadas, que ouvimos falar.

Bom, daí pra diante, todos sabem do que virou este país, ou melhor este mundo.

Todas as minhas visitas canceladas, além de contratos e propostas semiaprovadas no lixo, normal, tudo bem!!! não fui o único.

Uma ideia…………… nunca está sozinha, ela precisa de outra, talvez de outras…………… ela precisa ser ouvida, acolhida e deixar voar na força da necessidade de alguéns…

E foi lá para 30 de março que senti que precisa fazer algo, pois parecia que a coisa é séria, enviei um comunicado aos clientes oferecendo Apoio psicológico emergencial e sem custo aos funcionários que por algum motivo, poderiam precisar e estaríamos lá disponíveis.

Duas clientes se manifestaram, uma elogiou a iniciativa hombridade e outra agradeceu e disse que foi muito bem-visto pela Diretoria, mas que necessitava apenas de indicação de profissionais Psicólogos para um atendimento Psicoterápico convencional, indiquei prontamente.

Existe sempre, pelo menos, uma saída. Coragem de olhar para dentro da organização e se dispor a transformar as fraquezas em fortalezas, e humildade para pedir suporte externo.

Airton Camargo
É Psicólogo & Coach, formador de Líderes Executivos da
Coaching & Education


Airton Camargo
Airton Camargo

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista, MBA - Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Direito e Relações do Trabalho. É Psicodramatista e Terapeuta Organizacional, é formado em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, em Team Coaching pela Development Coaching, entre outros.​​ Há 35 anos trabalhando com Desenvolvimento de Gente em diversas empresas nacionais e multinacionais. É Consultor Sênior e Coach da Coaching & Education, Facilitador e Coordenador dos Programas de Desenvolvimento do Líder Coach.

Leave a Reply

Your email address will not be published.